


Dia Mundial do Livro e dos Direitos Autorais - 23 de Abril
Ao celebrar este Dia mundialmente, a UNESCO procura promover a leitura, a publicação de livros e a protecção da propriedade intelectual por meio dos direitos autorais (copyright).
No dia 23 de Abril de 1616 faleceram Cervantes, Shakespeare e o Inca Garcilaso de la Vega. Na mesma data nasceram - ou morreram - outros escritores eminentes como Maurice Druon, K. Laxness, Vladimir Nabokov, Josep Pla ou Manuel Mejía Vallejo.
Por este motivo, a data tão simbólica para a literatura universal foi escolhida pela Conferência Geral da UNESCO para render uma homenagem mundial ao livro e a seus autores, e estimular a todos, em particular aos mais jovens, a descobrir o prazer da leitura e respeitar a valiosa contribuição dos criadores ao progresso social e à cultura
A ideia desta celebração partiu da Catalunha (Espanha), onde neste dia é tradição dar uma rosa a quem compra um livro.
O êxito desta iniciativa depende fundamentalmente do apoio que recebe dos meios interessados (autores, editores, livreiros, educadores e bibliotecários, entidades públicas e privadas, organizações não-governamentais e meios de comunicação), mobilizados em cada país pelas comissões nacionais, por redes especializadas, associações, centros e clubes UNESCO, redes de escolas e bibliotecas associadas e outros que se sentirem motivados para participar desta festa mundial.
Para informações adicionais sobre o Dia Mundial do Livro e dos Direitos Autorais, por favor, visite:
Fonte em Multimídia:
• Video de animação do Dia Mundial do Livro e dos Direitos Autorais (swf - 266 Kb)
Sociedade Portuguesa de Autores http://www.spautores.pt/
13º Dia Mundial do Livro na Biblioteca do ISCA-UA: imagens http://www.youtube.com/watch?v=cMU7i0wHR1k
Participa no desafio
Desafio - Abril
Sem comentários:
Enviar um comentário